Ex-prefeito de Esperança morre aos 89 anos de idade

Postando e atualizado: 23-06-17 às 23:28Hs
FONTE DA NOTÍCIA: Blog Cleude Lima/historiaesper
------------------------------------
redeesperanca
Luiz Martins de Oliveira foi prefeito de Esperança por quatro vezes e por longo período foi considerado “ o pai da pobreza”

A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos e close-up

Morreu na manhã desta sexta (23), aos 89 anos, o ex-prefeito de Esperança Luís Martins de Oliveira, carinhosamente conhecido como “Vovô”. Ele estava internado na Clínica Santa, em Campina Grande, para tratar de problemas ocasionados pelo diabetes e veio a falecer após sofrer uma parada cardíaca. O velório está sendo realizado na Câmara Municipal e o sepultamento será neste sábado (24), às 16h00, no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, em Esperança.

RESUMO DA TRAJETÓRIA POLÍTICA

Luís Martins de Oliveira era natural de Pocinhos, no cariri paraibano. Chegou a Esperança, em 13 de outubro de 1948, aos 20 anos de idade, como agente fiscal recém nomeado. De 1957 a 1963, exerceu a função de coletor.

Seu primeiro mandato como prefeito de Esperança foi de 1963 a 1969, na época ele havia sido eleito pelo PDC e tinha por vice Manoel Luiz Pereira.

Em 1973 ele retornou ao cenário político, pelo ARENA, permanecendo na prefeitura até 1977, e tendo como companheiro de chapa Odaildo Taveira Rocha.

De 1983 a 1989 ele governou o município com o apoio do vice Armando Abílio Vieira, sendo eleito pelo PDS 2. Na época, seu lema poético era “Do verde a Esperança do povo a confiança”.

Sua quarta gestão foi no período de 1993 a 1996, encabeçando a chapa majoritária do PFL juntamente com Severino Ramos Pereira, o Dr. Nino.

Todas as suas administrações foram marcadas pelo dinamismo e obras de infraestrutura, que deram o contorno da cidade. Muitas de suas benfeitorias foram citadas em livros de suas administrações que narram a trajetória deste político a frente da edilidade municipal.

No ano de 2000, o “Vovô” como era carinhosamente chamado, foi vice-prefeito de Arnaldo Monteiro Costa, permanecendo até o final de sua gestão.

Ao longo de sua carreira política Luiz Martins contribuiu para a eleição de muitos deputados e governadores, mantendo um currículo político invejável.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e área interna




Comentários